A bola tem formato diferente e cada time fica com uma. O esporte pode até ser confundido com o vôlei, mas, na verdade, estamos falando do Manbol. A nova modalidade nasceu aqui no Pará e tem ganhado espaço e destaque ao redor do mundo. O Manbol foi criado no Parque das Mangueiras, em Belém, chegou até Altamira, sudoeste paraense.

Continua após a publicidade

“O Manbol faz alusão manga, por isso o nome, e é o único esporte no mundo jogado com duas bolas ao tempo. Nós já temos vários adeptos aqui no Brasil e também fora do Brasil, nós já estivemos na Expo Dubai, e inclusive fomos convidados recentemente para fazer uma demonstração lá em Paris.”, explica Vitória Neto, professora de Educação Física.

Continua após a publicidade

O Manbol nasceu em 2004, quando o atleta paraense Rui Hildebrando decidiu criar um esporte que combinasse elementos de diferentes modalidades. A ideia era desenvolver um jogo rápido, dinâmico e inclusivo, capaz de atrair pessoas de todas as idades e habilidades.

Continua após a publicidade

Como todo esporte, o Manbol também tem regras. Diferente do vôlei, não se pode arremessar frontalmente, mas sempre de baixo para cima, acima do ombro. Isso é chamado de “neutralidade”. Uma das principais regras é que após o jogador fazer o saque, só pode ficar por dois segundos e cada bola equivale a um ponto. Existem três formas de pontuar, com acertos do jogador, erros do oponente ou faltas do oponente. As faltas são calculadas, se invadir a quadra adversária ou golpear a bola são alguns exemplos.

Regras do Manbol

O esporte pode ser jogado de dois ou até seis jogadores e traz vários benefícios para a saúde física e mental. A Vitória explica que o objetivo de trazer para Altamira é para as pessoas conhecerem mais sobre a modalidade e praticarem, a equipe que veio da capital está organizando um evento para apresentar o esporte aos altamirenses.

“É totalmente gratuito, aberto para todo tipo de público e no dia 03 de junho estaremos no Complexo Desportivo da Juventude onde estaremos realizando um congresso técnico de Manbol, explicando a teoria e a prática e no final disso estaremos fazendo um torneio no qual iremos presentear a dupla vencedora.”, afirma.

Para ter mais informações sobre como funciona o esporte e fazer parte da equipe, basta acessar rede social oficial do grupo, o @manbolpará.

“A gente tá muito feliz em receber no nosso município, sem dúvidas essa parceria vai fortalecer que outras modalidades venham para Altamira.”, afirma Victor Conde, Secretário de Esporte e Lazer de Altamira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *