Neste sábado (17), o governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o Manbol, um esporte inovador criado no estado. O encontro ocorreu durante um evento oficial em Belém, que também marcou o anúncio da realização da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 30, em 2025.

O Manbol tem conquistado o Brasil e o mundo, sendo destaque na Exposição Mundial em Dubai e com a perspectiva de se tornar uma modalidade de exibição nas Olimpíadas de 2024, na França. Trata-se de um esporte único, praticado com duas bolas ovais, semelhantes à manga, em uma área com dimensões de 10×5 metros. O jogo pode ser praticado individualmente, em duplas, trios e até em quintetos.

Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, também assinaram um contrato de cessão do Aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira, que será utilizado para a implantação da sede da COP 30. O evento é considerado a maior e mais importante cúpula mundial relacionada ao clima do planeta, e sua realização no Brasil representa um marco significativo para o país.

Com a apresentação do Manbol ao presidente Lula, o governador Helder Barbalho demonstrou o potencial esportivo e cultural do Pará, colocando em destaque uma criação local que tem ganhado projeção nacional e internacional.

O Manbol, além de ser um esporte cativante e inovador, promove a valorização do patrimônio paraense e incentiva a prática esportiva, oferecendo aos atletas locais novas oportunidades de desenvolvimento e reconhecimento.

Com a participação do presidente Lula e o anúncio da COP 30, o evento em Belém se tornou um marco histórico para o Pará e para o Brasil, destacando a relevância da região no cenário nacional e internacional. A COP 30, sediada em Belém, será uma oportunidade ímpar para que o Brasil demonstre seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a busca por soluções sustentáveis. Além disso, eventos como esse impulsionam o turismo e a economia local, ao atrair líderes mundiais e especialistas para discutir temas cruciais para o futuro do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *