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A Jornada Épica do Manbol: Conheça a Empolgante História por Trás da Criação do Esporte Parense!"

Historia do Manbol

Criado em 1992, nas ruas da cidade de Belém, no Estado do Pará, pelo jovem Rui Hildebrando, a modalidade esportiva Manbol se originou de uma brincadeira simples de crianças que utilizavam mangas, jogadas simultaneamente pelos participantes sem deixar cair no chão. Somente em 2004, a brincadeira de arremessar mangas é reconhecida como esporte, com a criação da Confederação Brasileira de Manbol (CBM) em Belém-PA, entidade idealizada pelo próprio criador da modalidade (JESUS e JESUS, 2022). A história do Manbol, trazida pelo seu idealizador se configura como um esporte que nasceu de uma brincadeira entre dois irmãos, enquanto arremessavam um caroço de manga de um lado para o outro e daí o significado da palavra, “Manbol” junção das primeiras sílabas de manga (man) e bola (ball). Como qualquer manifestação esportiva com regras e constituição própria, o Manbol se tornava oficialmente um esporte nacional, reconhecido em lei estadual como um esporte genuinamente paraense (OLIVEIRA, 2020). A este respeito em 2016 a prefeitura de Belém pela Lei municipal 9192 de 28 de janeiro reconhece o Manbol como modalidade esportiva criada na cidade de Belém e em 2018 pela Lei estadual 8739 de 14 de agosto o Manbol é reconhecido como modalidade esportiva no âmbito do Estado do Pará. De acordo com Hildelbrando (2021) o Manbol é um esporte contagiante e fácil de jogar que combina raciocínio lógico e agilidade, único no mundo que é praticado com duas bolas ovais e pode ser jogado em: quadras, áreas praianas, parques, escolas, rua, clubes, em qualquer lugar plano e com um solo apropriado. Em 2005, a modalidade já tinha força para manter-se em Belém e, sabendo do potencial que o esporte tinha principalmente para a prática nas praias, seu idealizador decidiu que era hora de expandir sua ideia e foi para o Rio de Janeiro a fim de ampliar o esporte. Ainda em 2005, durante um evento sobre esportes na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), houve a oportunidade de apresentar o esporte. Atraído por novidades e impressionado com a adaptabilidade do esporte ao baixo custo de implantação, um professor de educação física e gerente de projetos da prefeitura de Nova Iguaçu, resolveu ajudar a difundir o esporte (HILDELBRANDO, 2021). Com palestras em universidades, escolas e diversos outros locais o Manbol começa um processo de expansão. Entretanto, faltava algo ao esporte: a possibilidade de mais pessoas COSTA, AV; DIAS, MFS. Manbol: um novo esporte, novas possibilidades 4 jogarem ao mesmo tempo, uma vez que tinha sido criado como uma modalidade individual. Surge então, a necessidade de aumentar o número de participantes sem perder ideia original, o esporte ganhou uma nova forma de se jogar: a modalidade em duplas. Com a fundação da Associação de Manbol do Rio de Janeiro (AMRJ) para continuar os trabalhos de divulgação e popularização do esporte. Em dezembro de 2006, foi realizado o 1º Torneio da modalidade no Rio de Janeiro, com a presença de 12 (doze) praticantes. A popularidade do esporte fora reconhecida e a veiculação do esporte paraense no Brasil, começa a expandir, chegando a países da América do Sul e pelos Estados brasileiros (HILDELBRANDO, 2021). Ressalta-se que o autor não identifica quais países e Estados o esporte já é praticado. Diferente do futebol, onde a habilidade com as pernas é essencial, ou do voleibol onde a execução correta da técnica é fundamental, no Manbol os movimentos básicos são muito simples e naturais, sendo executado em sua plenitude com movimentos de braços e mãos para os arremessos. O esporte tem algumas peculiaridades entre elas destacam-se: a manipulação das bolas, o deslocamento e as estratégias de jogo (HILDELBRANDO, 2021). Os estudos sobre o Manbol na literatura científica ainda são poucos, o que torna necessária a realização de mais pesquisas que envolvam esta modalidade para que mais pesquisadores brasileiros e internacionais tenham interesse e conhecimento sobre este esporte, assim como, a divulgação dos saberes oriundos deste esporte que faz parte da cultura brasileira para os professores de Educação Física, como mais uma possibilidade de conteúdo para as aulas, bem como, a ampliação de acesso deste esporte para a comunidade escolar e em geral. Assim, a pergunta de pesquisa que norteia este estudo é: qual a percepção dos alunos sobre a presença da modalidade Manbol nas aulas de Educação Física? O objetivo do estudo foi investigar a percepção de estudantes sobre a modalidade esportiva Manbol no contexto de uma escola em Santana-AP

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